pagina do site Google com uma lupa em cima

SEO é apenas para grandes negócios? Tire suas dúvidas sobre o assunto!

Se você está pesquisando como melhorar o posicionamento do seu site no Google, com toda certeza deve ter lido sobre o termo SEO! Search Engine Optimization é o significado da sigla SEO. Mas o que é SEO?  Nada mais é do que técnicas de otimização para mecanismos de buscas.

Essas técnicas visam melhorar o posicionamento de blogs, sites e páginas na Web, de forma orgânica para gerar autoridade e tráfego! Investir em SEO é extremamente importante para sua empresa, isso garante que ela ganhará destaque na internet!

Entre essas técnicas empregadas podemos destacar, otimização de palavras-chave, títulos, meta description, meta tags, URL amigável, links de apontamento, otimização de imagens, entre outras estratégias.

Diariamente, milhões de pessoas no Brasil, acessam o Google para fazer pesquisas. A grande maioria das pesquisas, está relacionada a busca de produtos e serviços.

Mesmo que sua empresa atue localmente, estar em destaque no Google, faz toda a diferença! Quem nunca procurou por um serviço ou uma loja especifica perto da sua casa? Assim, podemos concluir que pode se usar SEO para pequenas e média empresas também!

Inserir práticas de SEO no seu site, se tornou essencial para se posicionar de forma orgânica. Já que apenas 0,78% dos usuários que fazem alguma pesquisa, vão para a segunda página do resultado do Google. E 30% dos cliques, ficam com as três primeiras posições da primeira página.

Então, SEO significa de uma forma prática que seu site precisa oferecer um bom conteúdo, boa usabilidade e uma boa leitura para o Google!

 

Como ter um site amigável para os motores de busca?

O SEO visa tornar o seu site amigável para os mecanismos de busca, apesar de prioritariamente usarmos o Google, existem outros como Yahoo!, Bing e Baidu. Mas algumas redes sociais como o YouTube e o Pinterest, já estão se tornando uma fonte de pesquisa.

Os motores de busca funcionam em três etapas:

1º – Eles fazem o rastreamento dos conteúdos disponíveis na internet.

2º – Fazem a indexação das páginas rastreadas, na biblioteca de busca. Nessa etapa há uma separação das páginas de acordo com o conteúdo e as palavras-chave.

3º – Por fim, acontece o rankeamento, que é a organização das páginas de acordo com a sua relevância.

É nessa etapa final que os trabalhos de otimização de sites fazem toda a diferença! As palavras-chave e o quanto um conteúdo pode responder às dúvidas de um usuário, são essenciais para sua relevância.

 

O que SEO e marketing digital têm em comum?

Cada dia mais as pessoas estão conectadas a internet, e estão usando a internet para trabalhar, se divertir e consumir. O marketing comum ainda é usado, mas o marketing digital vem ganhando cada dia mais espaço!

Só que o marketing digital usando na internet, é pautado em uma outra forma de atrair o cliente. Não se utiliza apenas a propaganda direta como no marketing comum, na internet usamos o marketing de conteúdo!

A venda acontece de forma indireta, a empresa precisa criar autoridade e mostrar que realmente entende do assunto, através da oferta de conteúdo. Mas o que é o SEO no marketing digital? SEO no marketing digital, ajuda sua empresa a destacar o conteúdo que ela produz. Fazendo com que ela se torne relevante para os mecanismos de busca.

Seja no site, através de posts em blog, ou nas redes sociais, o SEO é uma ferramenta essencial para que sua empresa se destaque!

 

Principais dúvidas sobre o SEO!

O SEO gera muitas dúvidas, por isso vamos tentar esclarecer as principais!

SEO dá resultados em quanto tempo?

O trabalho de SEO, não dá resultado do dia para noite, é preciso ter paciência para colher os frutos. Já que depende de uma série de análises e estimativas, sendo ajustadas durante o trajeto. Entretanto, em cerca de quatro a seis meses, sua empresa já começa a colher os frutos do SEO.

 

Para quem é destinado o trabalho de SEO?

Para qualquer pessoa que deseja ter destaque na internet! Seja para uma empresa pequena, para um profissional liberal ou para uma multinacional. O SEO pode ser aplicado em qualquer ramo ou seguimento.

 

Quanto custa SEO?

Bom, essa é uma pergunta difícil de responder, já que cada estratégia de SEO marketing é diferente da outra. Como falamos anteriormente, SEO é um conjunto de técnicas que se utiliza para alavancar seu site nos mecanismos de buscas.

Assim, o “preço” dependerá das estratégias que serão aplicadas no seu site ou redes sociais. Portanto, inserir essas técnicas em seu site, se tornou essencial para que sua empresa tenha destaque no Google e para que ele consiga se destacar dos demais concorrentes.

Então, não perca mais tempo, comece hoje mesmo a investir em estratégias de marketing de conteúdo e SEO para alavancar suas vendas e expandir seu negócio!