imagem de um portão de alumínio

Portões de alumínio: descubra os diferentes modelos e as vantagens de cada um

Está em busca de portões de alumínio para seu imóvel? Uma das formas de acertar na aquisição é conhecer os diferentes modelos que existem e quais as vantagens de cada um. Aqui, você confere todas essas informações. Acompanhe!

 

Tipos de portões de alumínio

Existem três tipos de portões de alumínio principais: basculantes, pivotantes e deslizantes. Confira, a seguir, quais são as principais características desses modelos:

 

Portões basculantes

Os portões basculantes de alumínio possuem abertura diferenciada, mantendo a folha móvel suspensa na lateral. Assim, garante-se espaço suficiente para a passagem de automóveis e pessoas.

 

Portões pivotantes

Os portões pivotantes são os que possuem abertura semelhante à de uma porta tradicional. Eles são fixados com pinos e giram em torno de um eixo vertical, o pivô. É justamente por isso que esse tipo de portão tem esse nome.

Você consegue encontrar dois modelos de portões pivotantes, o simples (possui somente uma folha móvel) e o duplo (que tem duas folhas móveis e porte maior).

 

Portões deslizantes

Os portões deslizantes de alumínio, também conhecidos como portões de correr, têm abertura lateral, deslizando a folha móvel por um trilho. Trata-se de um portão tradicional em imóveis residenciais e comerciais.

 

Qual modelo de portão utilizar em seu imóvel?

Depende muito do espaço disponível para instalação na fachada do imóvel. Se a área for muito pequena, a melhor alternativa é o portão basculante, porque ele não precisa de espaço lateral para abertura.

Se o espaço da fachada for grande, o portão deslizante é uma excelente opção, bem como o portão pivotante duplo, conseguindo realizar os processos de abertura e fechamento sem problemas.

O modelo mais versátil de todos é o portão pivotante de alumínio, uma vez que pode ser instalado em fachadas pequenas, médias e grandes sem problema algum.

Há, também, outro ponto importante a ser considerado para acertar na sua escolha: a altura dos carros que passam pelo portão de alumínio. Os modelos basculante e deslizante possuem limitação de altura, portanto, se for escolher um deles sempre se certifique de que os automóveis conseguirão entrar e sair facilmente e sem danos.

 

Vantagens dos portões de alumínio

Os portões de alumínio apresentam vantagens especiais em relação a demais opções disponíveis no mercado. A seguir, apresentamos as principais! Confira e saiba por que vale a pena fazer esse investimento!

 

Longa durabilidade

Uma das principais vantagens dos portões de alumínio é que possuem longa durabilidade, permanecendo em perfeito estado por um longo período.

Isso se deve ao fato de o alumínio ser extremamente resistente a danos, sem oxidar / enferrujar com o passar do tempo, compensando a compra para seu imóvel.

 

Baixa manutenção

Outra vantagem marcante do portão de alumínio é sua baixa manutenção, uma vez que o material é resistente à oxidação, sem apresentar danos expressivos com o passar do tempo.

Por isso, é a versão ideal para economizar tempo e dinheiro, pois não precisará realizar processos complexos de manutenção para deixar o portão como se fosse novo.

 

Excelente custo-benefício

O portão de alumínio dura muito mais do que um de ferro ou de madeira, uma vez que não enferruja. Por isso, seu custo-benefício é melhor do que outras opções que você encontra no mercado.

 

Estética agradável

Outro diferencial importante dos portões de alumínio é sua estética agradável. Existem modelos com design moderno, bem como com acabamentos especiais que dão muito mais sofisticação para o material, contribuindo para ter uma fachada diferenciada.

Além disso, esses acabamentos especiais, como processos de pintura tecnológicos e inovadores, aumentam a resistência a danos do portão, formando uma camada de proteção extra sobre o alumínio, fazendo durar muito mais.

 

Facilidade de instalação

O portão de alumínio é leve e normalmente não exige que se faça um preparo especial e completo da área para instalação. Logo, é a versão ideal para finalizar a instalação rapidamente.

 

Como é a manutenção de portões de alumínio?

A manutenção consiste na limpeza periódica do portão, para evitar o acúmulo de sujeira. Além disso, também se recomenda que faça uma revisão e manutenção preventiva de toda a estrutura pelo menos uma vez por ano, principalmente se for um portão de alumínio automático.

Dessa forma, é possível realizar a troca de peças, se necessária, para evitar que o portão tenha problemas. Nesse processo, também é possível identificar problemas logo no seu início, evitando que se agravem e o conserto seja mais caro.

 

Portões de alumínio em Curitiba

A Vidromax tem uma linha especial e diversificada de produtos para instalação de portões de alumínio, disponibilizando peças de qualidade superior para seu projeto.

Entre os principais componentes, destaque para batentes, guias deslizantes, kit de acessórios, roldana para portão, suporte motor, barras de alumínio, bem como esquadrias de alumínio.

Aproveite para conhecer a linha de peças e acessórios Vidromax, inclusive para comprar itens de excelente qualidade para projetos de portões de alumínio em Curitiba.