Onde posso atuar com o curso de gestão comercial?

Para se tornar um tecnologo em gestão comercial é necessário ingressar em um curso de gestão comercial ead ou presencial, com duração máxima de 2 anos.

Em seus períodos iniciais, a grade curricular gestão comercial contempla disciplinas como Filosofia das Ciências Sociais, Empreendedorismo, Prática Textual em Língua Portuguesa, Sociologia Geral, Fundamentos da Economia, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Gestão de Pessoas, Legislação Empresarial, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Fundamentos de Administração, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Fundamentos da Contabilidade, Matemática Financeira e Sistemas de Informações Gerenciais.

Já nos dois semestres finais, as disciplinas envolvem Fundamentos de Marketing, Custos e Formação de Preços, Planejamento Estratégico, Educação Ambiental e Cidadania, Liderança e Formação de Equipes, Administração Financeira, Administração de Varejo e Serviços, Tópicos Especiais, Negociação e Vendas, Direito Comercial e do Consumidor, Marketing Direto Telemarketing e Prospecção de Clientes, Gestão de Compras e Estoque, Comércio Eletrônico e Negócios na Internet e Logística Empresarial.

Assim, você já sabe o que estuda gestão comercial e qual é a grade curricular gestão comercial.

Gestão comercial o que é?

curso de gestão comercial habilita seus profissionais a atuarem em diferentes estágios do processo de comercialização.

Dessa forma, o gestor comercial, pessoa que conclui a faculdade de gestão comercial, é responsável por todas as informações e decisões que podem afetar uma empresa e seus negócios/investimentos.

Sendo mais detalhista, podemos afirmar que entre as atribuições do gestor estão atividades como realização de estudos e análises do negócio, pesquisas por tendências de consumo, assim como, comportamento de mercado e ações da concorrência.

Para responder a pergunta gestão comercial o que faz, é simples. Podemos dizer que esse é um cargo bastante estratégico. Afinal, com base nas pesquisas, esse profissional ajuda a definir as ações que a empresa deve realizar para aumentar a sua produtividade, assim como, reduzir alguns custos e garantir a satisfação dos clientes. Neste sentido, o papel do gestor comercial é muito importante no desenvolvimento da empresa. Por isso, sempre há boas oportunidades aguardando por profissionais bem qualificados.

Quem deseja seguir carreira na área de gestão comercial precisa ser dinâmico, gostar de fazer contatos, assumir desafios e também de liderar equipes.

Entre as principais características do perfil do profissional de gestão comercial, estão habilidades como a autoconfiança, visão estratégica, organização e negociação.

Mercado de trabalho para a área de Gestão Comercial

Agora, se você se interessa sobre o assunto de gestao comercial mercado de trabalho chegou ao ponto alto deste texto.

O profissional formado em um curso de gestão comercial ead ou presencial, pode atuar em organizações de diferentes portes e ramos, desde microempresas até mesmo multinacionais conceituadas.

Nestes ambientes, o gestor pode exercer funções como gerente, operador ou empreendedor em qualquer nível. Para ilustrar, podemos dizer que entre as principais áreas de atuação estão os setores de saúde, serviços, bancos, seguradoras, atacado, varejo, consultoria e hotelaria.

Já que o mercado está cada vez mais aquecido e competitivo, as empresas precisam de estratégias para gerar novas oportunidades de negócio, e esse é o trabalho do gestor comercial. A ideia é criar algo que diferencie a empresa das demais concorrentes, como entrega rápida, melhor preço, ou até mesmo, um atendimento impecável.

Esse profissional pode ocupar cargos como assistente comercial, analista comercial, supervisor comercial, diretor comercial ou coordenador comercial. O gestor comercial pode trabalhar em empresas dos seguintes segmentos: comercialização de insumos; consultoria na área comercial; varejo e atacado; prestadora de serviço de consumo final; beneficiamento de bens de consumo e industriais; e muitas outras.

Para quem tem diploma de tecnologo gestão comercial e deseja seguir carreira no funcionalismo público, muitas oportunidades são disponibilizadas seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Um dos órgãos que costumam abrir vagas em concurso público para o cargo de Tecnólogo em Gestão Comercial são os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para concorrer a uma das vagas, é necessário ficar atento ao edital para saber quais são os requisitos exigidos para candidatura.

Seja na iniciativa privada ou pública, a gestão comercial salario pode variar muito, partindo de cerca de R$ 3.200 para profissionais trainees e até R$ 13 mil para aqueles que fazem parte de empresas de grandes portes em cargos plenos.