jajnela sala com cortina

O que levar em consideração na hora de comprar uma cortina para sala?

A cortina para sala de estar e jantar é uma peça que faz a diferença na decoração, tornando-a mais bonita e agradável. O problema é que nem sempre é fácil escolhê-la, afinal, há várias opções no mercado.

Está com essa dificuldade nesse momento? Neste caso, veja aqui o que levar em consideração na hora de comprar cortina para sala e acerte em sua aquisição!

 

Quais são os benefícios da cortina para sala?

A cortina para sala oferece benefícios à área, conseguindo, por exemplo, torná-la mais agradável, uma vez que bloqueia a entrada de luz externa e de correntes de vento.

Além disso, a peça oferece maior privacidade ao impedir que pessoas do lado de hora do imóvel consigam ver o que se passa na sala. Mas, não é só isso: a cortina também melhora o isolamento acústico do cômodo e evita reflexos na tela da TV.

Como se não bastasse tudo isso, a peça ainda melhora e complementa a decoração, ajudando a deixar o ambiente mais bonito, aconchegante e confortável, tudo isso de maneira rápida e sem esforço.

 

O que considerar para comprar cortina para sala

Ao comprar cortina para sala, é importante se atentar a alguns detalhes para acertar na escolha da peça. A seguir, listamos o que você deve considerar para não errar:

 

Medidas da cortina

Antes de começar a busca pela cortina, meça a janela ou porta de vidro em que pretende instalar a peça. Com os detalhes do tamanho em mãos, fica mais fácil escolher uma cortina que cubra perfeitamente o local.

A recomendação geral é usar a cortina grande, aquela que vai do teto até o piso, porque ela passa uma impressão de pé direito alongado, dando a sensação de que a sala é maior. Por isso, meça a área total do teto ao piso para poder escolher a cortina perfeita.

Outro detalhe importante: se quiser que fique franzida, recomenda-se comprar cortina com o dobro da largura da janela ou parede, no mínimo. Se garantir uma exatamente na medida da janela, a peça ficará esticada.

 

Função da peça

Quando se compra uma cortina para sala grande ou pequena, sempre se tem em mente uma função para a peça. Se quiser adquiri-la somente para complementar a decoração, qualquer cortina é uma excelente alternativa.

Caso tenha em mente utilizar a peça para ter maior privacidade, bloquear luz externa e correntes de vento, bem como melhor a acústica do cômodo, o ideal é que o tecido da cortina seja mais grosso.

Ótimos exemplos de peças com essas características são as cortinas blecaute, que conseguem proporcionar um melhor isolamento da área. Uma alternativa à cortina blecaute é a que possui forro.

 

Suporte da cortina

Existem dois tipos de suporte para cortina: o varão e o trilho. A diferença entre eles está no preço, no acabamento e na facilidade de manutenção, basicamente.

O varão, por exemplo, tem preço mais acessível e manutenção descomplicada. Já o trilho costuma ser mais caro e oferece um acabamento mais sofisticado para o local, mas a manutenção é um pouco mais complexa.

 

Cor

A cor da cortina é um tema que coloca muitos em dúvida. Afinal, qual a melhor cor para cortina da sala? De modo geral, a cor neutra é uma excelente pedida porque harmoniza facilmente com outras tonalidades.

Seguindo essa linha, bons exemplos são as cortinas para sala brancas, beges, cinzas e pretas. Se preferir cortinas em tonalidades vibrantes, também dá para escolhê-las, o único cuidado que se deve ter é optar pela peça que tenha cor igual a outra já utilizada na sala, ou seja, da mesma cartela.

Dessa forma, é mais fácil ter unidade visual na decoração, sem causar estranhamento ou sensação de que o ambiente está sobrecarregado com muita informação.

 

Estilo decorativo

Muitas vezes, a decoração da sala é feita com base em um estilo decorativo. Em situações assim, é melhor escolher uma cortina que seja alinhada a esse estilo.

Uma decoração clássica, por exemplo, combina com cortina branca ou bege com tecidos leves e esvoaçantes como o voil. Outra excelente dica de compra é a cortina de linho ou poliéster.

Caso a decoração de sua sala seja rústica, opte por uma cortina com essa característica, em uma tonalidade que remeta a elementos naturais. Para decorações industriais, utilize cortinas com tecido mais robusto e em tons escuros, como o cinza.

 

Comprar cortina para sala

Quer comprar cortinas para sala incríveis, de excelente qualidade e preço justo? Então, confira as opções da Lojas Donna, que trabalha com as melhores marcas do mercado, e garanta as suas!

A Lojas Donna tem cortina para sala lisa, estampada, de renda e com tamanhos variados, inclusive em ampla cartela de cores. Por isso, é muito mais fácil encontrar uma que seja perfeita para seu lar! Confira e compre online de forma segura e prática!