A imagem mostra um exemplo do produto creatina.

O que é e para que serve a creatina?

No mundo das atividades físicas, a creatina é muito conhecida, pois ela melhora o desempenho durante a prática esportiva e isso reflete nos resultados, logo, ela é a queridinha dos esportistas que buscam grandes performances.

 

O que é creatina?

A creatina é uma substância produzida de forma natural pelos rins e fígado. Ela serve para dar mais energia para os músculos, além de desenvolver as fibras musculares, melhora o desempenho físico e a diminui o risco de lesões.

Apesar de ser produzida pelo organismo, muitos atletas usam desse suplemento para ajudar a melhorar a performance do treino.

A imagem mostra um exemplo do produto creatina.

Mas, para que serve a creatina?

A creatina age no corpo na produção de energia para as células musculares, isto é, quem ingere creatina irá estimular os músculos, na sua capacidade de desempenhar funções, como aumento de força.

Por isso, muitos atletas e esportistas usam muito desse suplemento para auxiliar no seu treino e ainda para ganho de massa muscular.

 

Vejamos os benefícios da creatina:

– Desempenho físico: com o consumo da suplementação de creatina o desempenho físico melhora muito, pois ela evita a fadiga e também estimula o aumento do volume do músculo. É muito comum esse suplemento ser ingerido por atletas fisiculturistas ou que praticam musculação ou esportes no qual requer intensidade, já que o suplemento tem o objetivo de dar mais energia, melhorar a performance e diminuir as lesões.

– Previne doenças crônicas: doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas podem ser prevenidas com a suplementação da creatina, desde que também seja realizada atividade física e em conjunto com uma alimentação saudável.

– Aumento de massa muscular: para quem quer o aumento de massa muscular, a creatina é uma forte aliada, isso porque, ela melhora o desempenho da atividade esportiva e fornece energia para os músculos. É uma boa alternativa para os esportistas que querem o aumento da massa muscular sem ter que ingerir gorduras ou proteínas.

– Recuperação muscular: como já foi visto a creatina fornece mais energia para os músculos, com isso ajuda na recuperação muscular, consequentemente deixa o organismo pronto para o próximo treino.

– Combate a fadiga e o cansaço: com a ingestão desse suplemento, há mais facilidade para a prática esportiva, pois o atleta não atinge rapidamente a fadiga e o cansaço, isto é, o organismo adquire mais resistência.

– Acelera o metabolismo: a creatina ajuda no ganho de massa magra, já que quanto mais massa magra você tem, mais pesado irá pegar nos treinos e consequentemente queimar mais caloria, logo a creatina acelera o metabolismo, auxiliando na queima de gorduras.

Agora que você já sabe para que serve a creatina, você deve estar se perguntando: como tomar creatina?

Não existe uma fórmula, isso vai variar de acordo com o seu objetivo, tipo de pessoa, treino e intensidade da atividade física. Porém, de modo geral, a ingestão pode ser de 2 a 5 g por dia, portanto, antes de realizar a suplementação, o ideal é procurar um nutricionista para uma avalição para que seja indicado a dose correta.

 

A ingestão de creatina engorda?

Essa é uma dúvida muito comum! Muitas pessoas confundem a função da creatina, mas saiba que a ela não engorda, pois não tem calorias, a creatina simplesmente fornece energia para o corpo humano. A dúvida surge quando há um aumento de peso, isso acontece porque há um crescimento dos músculos e consequentemente o aumento de peso, porém o peso é de massa magra.

Então se a creatina fornece energia, qual modo correto de ingerir: a creatina antes ou depois do treino?

Ela pode ser consumida antes e também depois do treino. No pré-treino ela auxilia no crescimento muscular, fornecendo nutrientes para que ocorra a hipertrofia e o ganho de força.

Já no pós-treino, a creatina age na recuperação de músculos e redução de cansaço e fadiga. É muito utilizada por atletas no pós-treino que possuem mais de um treino por dia, já que a suplementação depois dos exercícios dá energia, melhora a força e performance na próxima sessão de treinos.

 

E qual a melhor creatina?

Não existe uma creatina melhor que a outra, todas as versões têm o mesmo objetivo, isto é, ela é usada para aumentar a energia e melhorar a força, porém algumas com particularidades, mas com o mesmo resultado final. Ela existe em dois formatos: em cápsulas e em pó.

 

E como tomar creatina em pó?

A creatina em pó pode ser com ou sem sabor. Ela pode ser diluída em água ou alguma bebida conforme a preferência e orientação do nutricionista.

 

E como comprar creatina online?

Ela pode ser adquirida no nosso site, basta acessar e fazer o seu pedido! Nós da Dermo Manipulações atuamos no mercado farmacêutico, há ais de 40 anos, oferecendo produtos de qualidade e atendimento personalizado, se tiver dúvidas, basta entrar em contato, também temos outros tipos de suplementos!