A imagem mostra de forma simplificada o funcionamento do SEO.

Estratégias de SEO: confira como ranquear mais alto no Google

Para ranquear seu site mais alto no Google, existe uma série de estratégias de SEO que podem ser usadas. Hoje vamos falar das principais, mas ao todo existem mais de 200 estratégias de SEO que podem ser aplicadas ao seu site e blog para melhorarem o posicionamento. Somente uma agência especializada em SEO, é que tem o conhecimento necessário para aplicar todas essas estratégias, afim de conseguir o topo do Google! Mas, o que é uma agência de SEO? É uma agência de marketing especializada em criar estratégias para levar seu site para o topo dos resultados de busca do Google.

Entretanto, para poder aplicar tais estratégias, a agência de SEO precisa conhecer a fundo sua empresa e seus clientes, entender quais dores seu produto ou serviço resolvem. Pode não parecer, mas uma boa otimização de SEO, começa muito antes de se aplicar as estratégias.

A imagem mostra de forma simplificada o funcionamento do SEO.

O que fazer antes de iniciar suas estratégias de SEO?

Antes de pensar em estratégias de SEO de fato, é preciso ter alguns objetivos definidos, os principais são:

  • Gerar mais tráfego para o seu site;
  • Conquistar mais leads;
  • Aumentar as vendas;
  • Reduzir o custo de aquisição de CAC;
  • Aprender mais sobre o mercado que atua;
  • Aumentar a autoridade da sua empresa.

Portanto, com os objetivos em mente, é possível identificar os KPIs e as metas. Então, o segundo passo, é saber quem é a sua persona, para quem será definida a sua estratégia e quem sua empresa quer atrair? Assim, a persona nada mais é, que o seu cliente ideal.

Toda essa construção é baseada em perfil reais de pessoas, essas informações são conseguidas por meio de pesquisas, entrevistas e questionários. Por isso, mais uma vez cito a importância de contratar uma agência de SEO para esse planejamento estratégico. Aliás, não podemos esquecer que essa construção precisa considerar a jornada do cliente e o funil de vendas.

Após, essa pesquisa é o momento de entender como essa persona pesquisa por seu serviço ou produto, aqui entra as palavras-chave! Que nada mais são, que os termos que essas personas usam para pesquisar no Google.

 

 As principais estratégias de SEO para sua empresa

Como falamos no início, existem mais de 200 estratégias de SEO, existem as estratégias de base (que vamos falar aqui) e as estratégias avançadas, que precisam de um post só para elas. Mas, se você entender o que é SEO e quais são suas estratégias de base para alcançar as primeiras posições, já consegue melhorar um pouco seu posicionamento. Existem 3 estratégias principais, SEO On page, Off Page e SEO Local Search.

 

SEO On Page

Todas as estratégias aplicadas aqui, estão direcionadas ao seu site, elas têm o objetivo de melhorar a experiência do usuário e facilitar a leitura dos dados pelos robôs do Google. Ao ver essas estratégias já é possível entender como funciona o SEO:

  • Tamanho do conteúdo: não é um fator direto, mas costuma ter impacto na classificação. O Google entende que um conteúdo longo, é mais completo e responde melhor à dúvida do usuário.
  • Volume de postagem: quanto mais postagem você tiver, maiores são suas chances de chegar ao topo do Google.
  • Escrever o conteúdo voltado para o SEO: conteúdo precisa ter qualidade, estar correto, ser claro, relevantes, confiável e responder aos questionamentos do usuário.
  • Escaneabilidade: o texto precisa ser dinâmico e usar recursos como intertítulos, imagens, negritos e listas.
  • Palavras-chave e semântica: as palavras-chave ajudam na indexação do conteúdo e a semântica ajuda a evitar o uso constante da mesma palavra, use variações, relações e sinônimos.
  • Title tag: ela é fundamental para os boots do Google e também para chamar a atenção do usuário.
  • Meta description: essa é a descrição que aparece abaixo do título nos resultados de busca.
  • Heading tags: elas identificam os títulos e intertítulos aplicados ao texto.
  • URLs para SEO: ela precisa ser curta, amigável e conter a palavra-chave.
  • Imagens: precisam estar otimizadas, conter texto alternativo, nome do arquivo, contexto, URL e legenda.
  • Links internos: eles guiam o usuário na navegação interna do seu site.

 

SEO off page e SEO Local

Quando falamos de SEO off page, estamos falando de estratégias para fora do seu site, o objetivo é ajudar na construção da autoridade do seu site. Os principais fatores que envolve o SEO off page são:

  • Popularidade: quantidade de referências que levem as suas páginas, mas precisa ser fontes seguras e reais.
  • Diversidade: é a quantidade de domínios que mencionam seu site.
  • Contexto: os links devem vir de páginas que tem relação ao assunto do seu site.
  • Texto-âncora: precisa ter relação com a página de destino e com a pesquisa realizada.
  • Confiabilidade: os sites que apontam para o seu, precisam ser confiáveis.
  • Menções: os boots entendem o contexto da menção, se a referência é positiva ou negativa.

Até aqui já deu para entender que criar uma boa estratégia de SEO não é simples, por isso, é essencial ter a melhor agência de SEO ao seu lado! Por fim, ainda temos o SEO Local, que se trata da otimização para pesquisa em uma determina área geográfica, aplicado para negócios locais.

Portanto, como podemos perceber, existem várias estratégias se SEO, é preciso definir quais são as ideias para o seu negócio. Então, é isso o que faz uma agência de SEO, define as estratégias que ofereceram os melhores resultados! Acesse o site da Agência MMD e desecubra mais sobre SEO.