A imagem mostra um exemplo do uso da cortina de varão e também um exemplo de um varão.

Cortina para varão: o que levar em consideração ao comprar online?

Uma boa cortina de varão, é essencial para trazer conforto e aconchego para nossa casa. Mas, antes de comprar aquele modelo perfeito que você viu online, é preciso considerar alguns pontos.

Esses pontos vão desde o tipo de instalação, tipo de tecido, tamanho da cortina, entre outras coisas. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre cada item, para que você não erre na compra!

A imagem mostra um exemplo do uso da cortina de varão e também um exemplo de um varão.

A cortina ideal para cada ambiente

Antes de colocar no seu carrinho de compras aquela cortina linda, é preciso ter certeza que ela ficará perfeita no seu ambiente. Cada tecido tem uma funcionalidade diferente e alguns se adaptam melhor em alguns ambientes.

 

Cortina para cozinha e banheiro

A palavra-chave para a cortina ideal para cozinha é praticidade! O modelo precisa ter um material fácil para limpar e também bastante resistente a umidade. O varão é o modelo ideal para cozinha, já que é simples para retirar e colocar a cortina após a limpeza.

Aqui os modelos devem ter a mesma medida da janela, para evitar acidentes e sujeiras desnecessárias, cortinas de rolo, romana e persianas tão são indicadas.

Já quando falamos em tecidos, os mais indicados são a renda sintética, o poliéster e o algodão. Persianas, as mais recomendadas são o alumínio, bambu, fibras artificiais e o PVC.

Aliás, quando pensamos em cores e estampas para cortina de cozinha, esse é o único ambiente da casa que não existe muita regra. Geralmente, os modelos costumam ser estampados e coloridos. Entretanto, dependendo da decoração, é melhor optar por tecidos translúcidos e com tons neutros para permitir a entrada de luz.

As regras para escolher a cortina para o banheiro, são similares às de cozinha, devem priorizar a praticidade e a funcionalidade. Mas, ela precisa ser curta, de tecidos sintéticos e de varão.

 

Modelos de cortina para varão de quartos adultos e infantil

Primeiramente, vamos falar sobre a cortina de varão para quarto do casal, ela tem duas funções: trazer mais privacidade e controle de luminosidade. Mas, é claro, você não precisa abrir mão do estilo e elegância. É preciso combinar a cortina com os demais tecidos e cores do quarto para que tudo fique harmônico!

Quando falamos em tamanho, o ideal é que a cortina fique bem rente ao chão, agora se tiver um móvel, ela precisa ser um pouco mais curta para que não fique esbarrando. Um modelo que fica excelente para o quarto, é a cortina blackout.

Além de ser elegante, ela possibilita maior controle de luminosidade no ambiente, o tecido é um pouco mais pesado, mas vale muito a pena. Grande parte desses modelos são instalados em varão de cortina duplo.

Já as cortinas para quarto infantil devem ter como princípio a praticidade! Ela deve ser fácil de limpar, por isso, devem utilizar o varão de cortina, pois facilita a retirada. O material também deve evitar o acúmulo de poeira para que as crianças não desenvolvam alergias.

Portanto, quando falamos em cores e estampas de cortinas para o quarto infantil, elas devem ser lúdicas e divertidas! As crianças amam uma cortina com a estampa dos seus personagens favoritos!

 

Sala, a cortina principal da casa!

A cortina da sala é a rainha da casa! Esse modelo é o que chama mais atenção, ele precisa combinar com a decoração e com o estilo dos moradores. É essencial investir em um varão de cortina que seja diferente, ele precisa ter detalhes para surpreender.

Então, procure bem antes de escolher o seu, já que existem vários tipos de varão para a cortina da sala! As cortinas para sala costumam ser mais pesadas, pois a maioria são blackout e são longas, chegando até o chão para dar mais elegância ao ambiente. Já em relação às cores, não há uma regra, ela precisa harmonizar com os tecidos da sala e com o tapete, ou se preferir a cortina pode ser o destaque da sua sala.

 

Dicas gerais para comprar sua cortina para varão online

Bom, já falamos sobre cada ambiente, e o que é preciso ter em mente quando vamos comprar uma cortina. Agora vamos falar de aspectos gerais para comprar cortina para varão.

Você precisa ver que tamanho é a sua cortina e o seu peso, algumas cortinas possuem várias peças e podem precisar de um suporte para varão de cortina mais reforçado para evitar acidentes.

O tamanho do varão para cortina irá depender do tamanho da sua janela. Se você quiser tirar toda a cortina da janela, é preciso comprar um varão que ultrapasse ao menos 20 cm de cada lado da janela.

Outro ponto a se considerar é o retorno, já que sua cortina será puxada até os suportes que seguram o varão. Existem vários tamanhos de varão para cortina, por isso, preste bastante atenção nesse detalhe.

Como colocar o varão de cortina na parede? A instalação é muito simples, basta medir a sua janela, lembrando que os suportes vão limitar o espaço do tecido. Por isso, se quer que eles ultrapassem a janela fique atenta!  Marque com um lápis o local do suporte, faça um furo com uma furadeira. Instale a bucha que vem com os parafusos do suporte, coloque o suporte e repita o procedimento do outro lado. Não se esqueça de verificar a altura da cortina também!

Como colocar cortina no varão? É o passo mais simples, passe o varão pelos anéis da cortina e depois coloque o varão sobre o suporte! Pronto, é só admirar sua cortina de varão! Veja mais sobre cortina de varão nas Lojas Donna.