Benefícios dos probióticos para a saúde: quais são?

O probiótico está em alta quando se fala na adoção de hábitos alimentares saudáveis. Mas, você sabe o que é probiótico, para que serve e quais são os benefícios que proporciona? Aqui, respondemos essas questões. Continue a leitura!

O que é probiótico?

O probiótico é um microrganismo vivo que é capaz de melhorar o equilíbrio microbiano do intestino, promovendo benefícios especiais para a saúde.

Esse microrganismo nada mais é que uma bactéria do bem, ou seja, que não causa doença, mas sim melhora sua saúde e assegura o bom funcionamento do seu organismo.

Os probióticos normalmente estão em alimentos consumidos no dia a dia, como o famoso leite fermentado que possui lactobacilos vivos.

De modo geral, bactérias ácido-lácticas, não ácido-lácticas e leveduras são consideradas probióticas, sendo que a Lactobacillus e a Bifidobacterium são as mais conhecidas.

Para que serve o probiótico?

O probiótico vive no organismo e melhora a saúde de maneira geral. Inicialmente, ele facilita a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes como o cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

Além disso, os probióticos também atuam a digestão do açúcar do leite (lactose), minimizando os sintomas da intolerância à lactose.

Paralelamente, contribuem para a eliminação de toxinas do organismo, regulam o trânsito intestinal, estimulam e reforçam o sistema imunológico.

Qual a diferença entre probiótico e prebiótico?

Confundir probiótico com prebiótico é comum, mas são coisas diferentes. O probiótico é um microrganismo que contribui para sua saúde. Já o prebiótico é um nutriente não digerível que serve de alimento para o probiótico (bactéria).

Um ótimo exemplo de prebiótico é a fibra, que é digerida pelas bactérias e favorecem sua multiplicação no intestino, proporcionando benefícios significativos para o organismo.

Quais são os benefícios dos probióticos?

Os probióticos são aliados poderosos da saúde, garantindo benefícios especiais para o organismo. A seguir, conheça quais são os benefícios probióticos:

Reforço da imunidade

As bactérias do bem estimulam a produção de células de defesa do organismo, reforçando o sistema imunológico. Por isso, o probiótico é uma excelente alternativa para quem busca uma forma natural de fortalecer a imunidade.

Correto funcionamento intestinal

Os probióticos são amigos do intestino, contribuindo para seu correto funcionamento, de forma a regulá-lo. Logo, é uma opção de tratamento em casos de diarreia ou constipação, reduzindo sintomas desses problemas.

Melhora da qualidade da pele

As bactérias presentes naturalmente na pele são semelhantes às do intestino. Quando se faz uso de probióticos, é possível reforçá-las, aumentando a proteção da derme e melhorando sua qualidade.

Paralelamente, os probióticos também contribuem para a redução da produção de sebo pela pele, diminuindo a possibilidade do surgimento de cravos e acne.

Digestão adequada

Um dos principais benefícios dos probióticos é que auxiliam na digestão e o organismo passa a realizá-la de maneira adequada, sem sobrecarregar o sistema digestório. Eles também ajudam na digestão da lactose!

Aumento da absorção de nutrientes

Os probióticos auxiliam na digestão correta de alimentos, o que possibilita que os nutrientes sejam facilmente absorvidos pelo organismo. Entre os principais, destaque para o cálcio e ferro.

Além disso, os probióticos contribuem para a produção da vitamina K, que atua na síntese de proteínas que participam do processo de coagulação do sangue.

Diminuição do colesterol

Os probióticos reduzem a absorção de gordura da alimentação, provocando a diminuição dos níveis de colesterol do organismo. Por isso, também contribuem para evitar doenças cardíacas provocadas pelo entupimento de artérias.

Suporte no tratamento e prevenção de doenças

O consumo de probióticos dá suporte no tratamento e prevenção de doenças específicas, como a candidíase, problemas bucais e câncer. Também contribui para combater o estresse e ansiedade.

Melhora do humor

As bactérias do bem produzem uma substância que são precursoras da serotonina, um neurotransmissor que dá sensação de bem-estar e melhora o humor.

Como consumir os probióticos

Quer consumir probiótico, mas não sabe por onde começar? Essencialmente, existem duas formas: por alimentação e por uso de suplemento probiótico.

No que se refere à alimentação, os probióticos estão presentes em diversos itens, principalmente nos derivados de leite. Ótimos exemplos são os iogurtes e o leite fermentado.

Outra opção é o kefir, um tipo de leite fermentado com sabor ácido. Há, ainda, a kombucha, que é um fermentado levemente gaseificado feito com chás, como o preto e/ou branco.

Já o probiótico suplemento é uma alternativa para quem quer ter mais praticidade no dia a dia, sem alterar profundamente sua alimentação.

Essa alternativa é um probiótico em cápsula, que pode ser levado para qualquer lugar com muito mais facilidade, descomplicando seu consumo no dia a dia. O complexo probiótico deve ser tomado diariamente conforme indicação do fabricante ou de seu médico.

Ao comprar probiótico suplemento, tenha o cuidado de garantir o produto de uma empresa séria, que fabrica suplementos com matéria-prima de ótima procedência, garantindo a qualidade do produto e seu correto desempenho.