A imagem mostra um local onde tem uma franquia de Self Storage.

Abrir uma franquia ou investir em um negócio próprio: descubra as vantagens e desvantagens de cada um!

Muitas pessoas que querem empreender sempre ficam em dúvida, investir em uma franquia ou negócio próprio, qual é mais vantajoso? Antes de decidir, é importante entender como cada negócio funciona e quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo de empreendimento. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre ambos os modelos de negócios!

 

Porque devo abrir um negócio próprio?

Quando falamos em empreender, a primeira coisa que pensamos é abrir o nosso próprio negócio, mas será que esse é o seu perfil? Se você é do tipo que gosta de inovar, quer desbravar o mercado com uma nova solução, produto ou serviço, o negócio próprio, é o ideal para você!

Nesse modelo de negócio, você terá total autonomia para criar tudo com a sua cara! Mas, nem sempre o que é legal para você, pode acabar agradando seu público alvo e ajustes podem ser necessários na sua trajetória.

A imagem mostra um local onde tem uma franquia de Self Storage.

Para inovar o empreendedor precisa ter as habilidades e conhecimentos necessários para a construção do seu negócio. Ele precisa estudar o mercado, entender de planilhas e cálculos para compreender seu fluxo de caixa e se aventurar no marketing para conquistar seus clientes. Em compensação você não terá uma pessoa cobrando seu desempenho, as entregas de tarefas e nem os resultados desejados!

Abrir uma empresa e começar todo um modelo de negócios do zero, é uma atividade que exige muito do empreendedor. Aliás, quem opta por essa modalidade, precisa estar ciente que está assumindo riscos! Claro, que um negócio só seu não vive apenas de riscos! Se der certo e você lucrar alto, esse lucro é todo seu!

Por isso, abrir um negócio próprio tem suas vantagens, mas também tem desvantagens como qualquer coisa na vida! O importante é que você tenha uma real consciência de quem você é, e qual é o seu verdadeiro perfil para negócios!

 

Franquias, benefícios desse modelo de negócio

Agora que já analisamos os principais pontos sobre abrir uma empresa nova, vamos analisar as franquias como modelo de negócio! O que é uma franquia? É um modelo de negócio em que existe a concessão do direito de uso de uma marca para um investidor. Através dessa permissão o investidor (franqueado) pode replicar um modelo de negócio que já é bem-sucedido no mercado.

Esse formato pode estar relacionado a um serviço, a uma marca, produto e até um conceito. Aliás, uma das principais características de uma franquia é a padronização dos processos, produtos, design e layout dos estabelecimentos.

Quando pensamos em abrir uma franquia, contamos com um nome consolidado no mercado e uma estratégia de marketing que já atrai consumidores! Sem falar que um dos maiores benefícios de franquias, é todo o suporte que o franqueado recebe no início do negócio.

Entretanto, o investimento inicial pode ser um pouco mais alto, do que abrir um negócio próprio. Mas em compensação, o retorno do investimento e o faturamento inicial acontecem mais rápido que no seu próprio negócio!

Por fim, pensando nas desvantagens da franquia, que nem é uma desvantagem tão grande, é a questão da falta de flexibilidade. Assim, se você quiser alterar qualquer coisa no modelo de negócio terá que pedir autorização do franqueado.

 

Como escolher entre uma franquia e um negócio próprio

Como falamos anteriormente, é preciso que você tenha muito claro que tipo de empreendimento você deseja e que riscos está disposto a correr! Sem falar no investimento que está disposto a fazer.

Para abrir seu negócio é preciso estudar muito bem o mercado e entender seus concorrentes e seu público-alvo. Nunca invista em um negócio, por mais genial que sua ideia pareça, sem antes fazer um estudo mercadológico!

Todo esse estudo mercadológico, você já tem quando investe em uma franquia! Portanto, o franqueador antes de bater o martelo na sua proposta, irá aplicar todo esse estudo para averiguar se a cidade que a franquia será aberta possui chances de sucesso. Então, se você está buscando como abrir uma franquia, comece a pensar como um franqueador. Observe se sua cidade comporta essa franquia que deseja, seja frio nessa análise, nada de deixar a emoção te conduzir! Verifique quem são os seus concorrentes e se seu negócio teria chances de sucesso!

Vamos te dar algumas dicas sobre franquias! Como falamos anteriormente, é preciso ser estratégico! Se você não tem uma grande ideia inovadora, porque se arriscar com um negócio do zero, para fazer os que os outros já fazem?

Não é muito melhor pegar um modelo de negócio que já existe e é bem-sucedido para investir? Outro ponto que um bom empreendedor observa, são as oportunidades, qual negócio ainda não existe na sua cidade? Procure sempre por novidades, uma dica é uma franquia de self storage!

 

O que é uma franquia de self storage?

O self storage é um tipo de negócio que já existe muito nos Estados Unidos, se trata de espaços que são alugados para pessoas físicas e jurídicas. Esses espaços possuem um sistema de locação simples e possui diversos tamanhos de espaços, permitindo a locação de espaços para armazenar arquivos ou até grandes estoques para empresas.

Esse é um modelo de negócio novo e adquirir uma franquia de self storage é uma excelente oportunidade para empreender! Aliás, são poucas cidades do Brasil que possuem uma franquia de self storage! Observe sua região e faça um estudo, confirme a grande oportunidade que essa franquia pode oferecer!